Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +55 16 991971243

Influencer Raul Ruffo lança livro O mínimo que você precisa saber sobre música

O jornalista e influencer digital Raul Ruffo lançou o livro “O mínimo que você precisa saber sobre música”. Ele condensa sua paixão por música em uma obra que além de trazer inúmeras curiosidades, joga luz sobre alguns mitos que, de tanto serem contados, invadiram o imaginário popular e fazem pessoas passarem vergonha nas rodas de conversa.

O influencer digital possui 677 mil seguidores no Instagram, 295.600 seguidores no TikTok e 108 mil inscritos no seu canal no Youtube.

O livro dele é digital e poder ser baixado no celular, computador, tablet ou no Kindle. “Lá tem alguns conceitos gerais, uma pinceladinha na teoria musical básica, para essa pessoa não ficar perdida numa roda de conversa e, claro, muita história de grandes artistas da música brasileira”, antecipa o autor.

A ideia do livro surgiu em um processo longo e lento, após Raul Ruffo revisitar alguns textos que produziu para um portal de notícias, onde era colunista, além de outros que não foram publicados e pesquisas que ele realizou sobre diversos temas envolvendo a música. “E aí, li tudo isso, organizei de uma maneira que parecesse um livro, e fui adicionando novas histórias. E os vídeos que eu faço também na rede social, desde quando eu comecei, eu primeiro escrevo antes, faço uma pesquisa e escrevo um roteiro mesmo. Então é uma junção de tudo isso”.

Como surgiu o interesse pela música?

Ao perceber que o filho demonstrou interesse pela música, a mãe de Ruffo conseguiu com que ele participasse do Programa Raul Gil. “Fui para São Paulo duas vezes. Eu sou de Alto Taquari, interior do Estado do Mato Grosso e foi uma sensação um menino do interior, ainda mais naquela época, se apresentando em uma emissora nacional. A cidade ficou doida”, lembrou Ruffo.

Pouco tempo depois, ele gravou um CD com composições do seu pai e de alguns amigos. Começou a fazer apresentações nas cidades da região e em outros estados. “Mas como minha cidade era muito pequena, eu não tinha outros amigos ali que se interessavam por música. Então, depois desse período do lançamento do CD, a coisa foi esfriando. Eu queria jogar bola, queria fazer outras coisas que meus amigos da minha idade faziam, né? E aí, me distanciei um pouco da música e fui voltar mesmo, de fato, quando eu vim pra Campo Grande, que é onde eu moro hoje, pra fazer faculdade”, contou.

Na faculdade de agronomia conheceu um colega que tocava viola caipira e ali surgiu uma dupla sertaneja. “Ficamos quatro anos juntos, gravamos CDs, foi super legal. Mas aí, eu resolvi parar e voltar a estudar, porque eu vim pra Campo Grande pra isso, né? Tinha que levar um diploma pra casa”, brinca Ruffo. Só que ao retornar à faculdade, ele se decidiu pelo jornalismo. “E na empresa onde trabalhei por quase 10 anos, tive a oportunidade de escrever uma coluna pra um portal dessa empresa sobre música, que é algo que eu sempre gostei”.

Foi neste momento que ele uniu as pesquisas que fazia para escrever textos sobre música, com vídeos produzidos para as redes sociais. “E aí, deu super certo. A galera começou a curtir, e tamo aí até hoje”, disse com orgulho.

Seus vídeos, muitas vezes focados em desvendar as histórias por trás de canções famosas ou em apresentar curiosidades sobre artistas renomados, alcançaram grande popularidade, consolidando-o como uma voz relevante e um “influenciador do momento” no cenário musical brasileiro.

A ascensão de Ruffo como influenciador digital na área da música foi impulsionada pela sua habilidade de apresentar conteúdo de forma concisa e interessante. “E aí, a cabeça de jornalista, de querer manchetar as coisas pra conseguir audiência, eu comecei a pinçar essas histórias pelas manchetes, pelo que eu enxergava que daria manchete na história do artista. E eu acho que isso que acabou sendo o diferencial”, disse Raul Ruffo.

Deixe seu comentário: