Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento social, a comunicação e o comportamento de uma pessoa. Estima-se que 1 em cada 54 crianças esteja no espectro, embora o diagnóstico possa ocorrer em qualquer idade.
O autismo varia amplamente em características e intensidade, por isso, é chamado de “espectro”. Algumas pessoas podem apresentar dificuldades significativas na comunicação verbal e interação social, enquanto outras, conhecidas como autistas de “alto funcionamento”, têm níveis de independência e habilidades avançadas.
É comum um autista não olhar para as outras pessoas nos olhos, não retribuem sorrisos, repetirem movimentos sem muito significado ou ficarem girando ao redor de si mesmas. Os sintomas do TEA geralmente surgem nos primeiros anos de vida e podem incluir dificuldade em interagir socialmente, comportamentos repetitivos, interesses intensos e foco em detalhes.
A origem do autismo é complexa e envolve fatores genéticos e ambientais, ainda em estudo. A intervenção precoce, por meio de terapias comportamentais, educacionais e de apoio, pode ajudar a melhorar significativamente a qualidade de vida dos autistas, auxiliando-os no desenvolvimento de habilidades e na integração social.
Um recente avanço no diagnóstico precoce vem chamando a atenção: o uso de uma fita simples para coletar amostras de suor, saliva ou até mesmo lágrimas. Este método inovador usa biomarcadores que indicam a presença do TEA, tornando o diagnóstico menos invasivo e mais rápido.
ISENÇÃO NA COMPRA DE VEÍCULOS
Famílias de crianças com deficiência têm direito à isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e até IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), na compra de veículos adaptados ou não. É o que explica o advogado especialista no assunto, Dr. Fabrício Vieira. “Esse benefício facilita a aquisição de um carro que atenda às necessidades da criança, tornando o veículo mais acessível financeiramente. Para garantir a isenção, você deve apresentar um laudo médico comprovando a deficiência e as necessidades da criança”. Ainda segundo o advogado, “o processo pode ser feito junto à Receita Federal e às Secretarias de Fazenda do Estado”, concluiu.